Como é que a empresa faz dinheiro

Gostaste? Partilha

Introdução

Este artigo serve como um complemento ao já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report”. Depois de entendermos todos os passos que foram descritos anteriormente no artigo sobre a “descrição do negócio de uma empresa” cabe agora ao leitor partir para um ramo bastante mais concreto. Se na descrição do negócio era importante perceber o que é que a empresa faz a nível fundamental, neste capítulo é crucial analisar como é que esta faz dinheiro.

Como é que a Empresa faz Dinheiro – How do They Make Money

É difícil eleger um capítulo que seja o mais importante das análises do clube finanças, mas na minha opinião este é talvez dos pontos mais importantes. E isto porquê? Nós como investidores, vamos ganhar dinheiro se a empresa crescer lucrativamente, e isto apenas é possível se ela ganhar dinheiro.

Já aconteceu várias vezes estar a analisar uma empresa e não compreender como é que esta efetivamente faz dinheiro. Não quer dizer que seja uma má empresa, simplesmente o processo que torna a empresa lucrativa pode ser bastante confuso. Um dos exemplos que mencionei no artigo anterior foi o exemplo de empresas como a Palantir.

De facto, ninguém da equipa do clube finanças conseguiu perceber a 100% como é que esta ganhava dinheiro e por isso foi logo excluída da nossa watch list. Mas mais uma vez vou chamar-vos à atenção de que isto não é um ponto negativo, é uma opinião que varia apenas de pessoa para pessoa.

Empresas como a Palantir, Cisco e outras, estão inseridas em setores bastante complexos e talvez por esse motivo é que não conseguimos entender o processo que leva estas empresas a fazer dinheiro, pois nenhum de nós tem conhecimentos nesse setor.

Recentemente, no clube de pesquisa fizemos a análise fundamental do Facebook. E na parte do “How do They Make Money” conseguimos rapidamente entender como é que esta empresa fazia dinheiro e se tornava lucrativa.

Se olharmos para a imagem acima, retirada do annual report do Facebook, podemos perceber rapidamente que grande parte das receitas da empresa vem de anúncios “Advertising”. Como este setor não exige grande conhecimento técnico, conseguimos compreender bem o processo de como é que o Facebook fez dinheiro.

É importante também entender que não é apenas olhando para uma imagem que conseguimos perceber tudo, neste caso, com o exemplo do facebook, podemos apenas perceber que o seu negócio está dividido em 2 segmentos.

Depois de analisarem este ponto devem ser capazes de responder essencialmente a três questões:

• Identificar e compreender os processos através dos quais a empresa faz dinheiro – os vários segmentos;
  • Averiguar se este processo tem lacunas – custos agregados elevados, ou fatores de risco;
  • Tentar perceber se este processo pode ser mantido a longo prazo – processo sustentável a longo prazo.

Aproveita e vê tambêm:

Ações

Importância de analisar o que a empresa vende

Introdução Este artigo serve como um complemento ao artigo já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report”. Já falámos anteriormente sobre a análise

Ações

Como é que a empresa faz dinheiro

Introdução Este artigo serve como um complemento ao já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report”. Depois de entendermos todos os passos que

DESCOBRE NESTE E-BOOK O PASSO A PASSO DE COMO COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES.