Pontos Chave Para Analisar Um Annual Report

Introdução

Sem dúvida que um dos primeiros passos para ficarmos a conhecer o negócio de uma determinada empresa é ler e analisar o seu annual report. Aqui podemos encontrar os dados mais transparentes para conseguirmos assim retirar as informações para começarmos a nossa análise. Mas quais são os pontos que devem ter em consideração dentro deste annual report? A resposta é simples, tudo vai depender daquilo em que vocês acreditam e valorizam mais numa empresa, mas no clube finanças, acreditamos que existem sempre alguns pontos que devem sempre ter em consideração.

Este artigo serve então para dar a conhecer quais são os aspetos que mais temos em conta quando estamos a fazer uma análise fundamental. Para vos ajudar a entender melhor todo este processo, usámos o exemplo do Annual Report da Apple para vos demonstrar onde encontram a informação. Primeiro basta acederem ao investor relations da empresa em questão e pesquisarem por 10-k ou Annual Report. Depois de fazerem o download do documento irá aparecer-vos um documento do género do que está exposto ao lado.

Descrição do Negócio – Business Description

O ponto de partida será sempre o mesmo, conhecer a empresa e aquilo que ela faz. Depois de lerem este ponto no annual report de uma empresa ficarão então a perceber como é que a empresa funciona a nível fundamental, qual a sua estratégia e por exemplo quais são os seus pontos fortes.

Como é que a Empresa faz Dinheiro? – How do they Make Money

Este será talvez dos pontos mais importantes que devem procurar no annual report. Como é que a empresa faz efetivamente dinheiro? É a resposta a esta questão que vos vai mostrar onde os processos de venda da empresa e por onde esta pode crescer. Muitas vezes o que acontece, e já aconteceu em várias análises que temos disponíveis no clube de pesquisa, é não entendermos a 100% como funciona este processo e como a empresa faz dinheiro, por exemplo o caso da Palantir. Esta empresa está inserida num setor um pouco fora daquilo que é o nosso conhecimento e por essa razão não conseguimos entender a 100% como é que a empresa fazia dinheiro, era um processo bastante confuso para nós. Mas atenção, isto não quer dizer que seja uma má empresa e que não devem investir nela, mas recomendámos que estejam sempre a par dos negócios e que entendam bem o processo que gera dinheiro para eles. Isto devem sempre ter em conta em todas as vossas análises, todas!

O que a Empresa vende? – Products / Services

Para uma empresa ser lucrativa a longo prazo tem que ter sempre uma vantagem competitiva, por exemplo através dos seus produtos ou serviços. Quando analisamos uma determinada empresa temos que perceber bem as características daquilo que vendem para podermos averiguar se existe um não um fator que os diferencie do resto da concorrência. Todos estes produtos estão descritos com o máximo pormenor no Annual Report da empresa.

Reunião da Gestão – Management’s Discussion

Este ponto do Annual Report é importante, pois trata-se de uma “reunião” feita pelos órgãos de gestão da empresa e expressa por palavras numa conclusão e discussão dos resultados obtidos pela empresa. De uma forma sucinta, aqui estão todas as conclusões retiradas da reunião para mostrar aos investidores aquilo que se discutiu.

Aqui são abordadas medidas qualitativas e quantitativas numa análise de desempenho da empresa.

Fatores de Risco – Risk Factors

Neste último ponto vamos analisar os fatores de risco. Este capítulo do Annual Report vai ser útil para todo vocês perceberem quais são os riscos que estão associados a um determinado negócio. Existem alguns que são básicos e que não é necessário olharmos muito para eles, como por exemplo as questões das catástrofes naturais ou pandemias que podem colocar em risco uma empresa, este risco está presente em todos os negócios. Mas riscos relacionados diretamente com o negócio ou com fatores económicos do setor são muito importantes para todos percebermos se realmente estamos dispostos a aceitar esse risco e investir na empresa. Como podem ver pela imagem abaixo, a Apple dedica 10 páginas a falar apenas dos fatores de risco, por isso sem dúvida que devemos sempre analisá-los.