Importância de analisar o que a empresa vende

Gostaste? Partilha

Introdução

Este artigo serve como um complemento ao artigo já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report”. Já falámos anteriormente sobre a análise que devemos fazer ao negócio em geral de uma empresa e à forma como esta faz dinheiro, podemos agora passar para o próximo ponto que é referente aos produtos e serviços da empresa.

Produtos e Serviços

Quando pensamos nas maiores empresas que conhecemos (Apple, Amazon, Microsoft, entre outras) têm sempre associados produtos e serviços com qualidades infinitas e que se distinguem da concorrência. Todos estes produtos e serviços têm uma coisa em comum, e sem ela, considerámos que é mais difícil ou quase impossível ganhar aos concorrentes e estabelecer uma posição de liderança de mercado.

Estamos a falar de uma vantagem competitiva sustentável. É fácil entender o que é uma vantagem competitiva e muitas empresas conseguem manter esta vantagem durante curtos períodos de tempo, quer seja através de um preço mais baixo do que a concorrência ou através de uma melhor qualidade. Mas o que é mais importante e mais difícil de alcançar é uma vantagem competitiva que consiga ser mantida no longo prazo.

Nós olhámos para grandes empresas, como por exemplo a Apple, e podemos perceber que para esta se manter há tantos anos na ribalta tem que ter uma vantagem competitiva sustentável, com produtos de alta tecnologia inovadores, mas sempre fiéis ao seu design “característico”.  Podem ver a seguir um exemplo do que está no Annual Report da Apple.

No caso desta empresa em concreto, eles não especificam muito aquilo que são as características dos produtos deles, isto porque todas as pessoas conhecem aquilo que a Apple vende.

Por outro lado, é normal que empresas menos conhecidas utilizem o seu Annual Report para exporem todos os pormenores e características dos seus produtos, talvez para tentarem convencer todos os potenciais investidores de que estes produtos têm vantagens competitivas, coisa que já todos sabem acerca da Apple.

Tudo isto aplica-se também a empresas que comercializem serviços. É mais fácil para mim utilizar sempre o exemplo de produtos, mas aplica-se da mesma maneira a serviços.            

Chegando a este ponto, o que vos aconselho a fazer é escolher uma empresa de que gostem, analisar todos os pontos que já foram descritos nos outros artigos, a fim de tentarem aplicar sempre aquilo que foi escrito. Analisem o negócio da empresa, a forma como essa faz dinheiro e agora os produtos e serviços da mesma. Vão colocando um visto ao longo dos pontos que vão estudando. Quando chegarem ao fim desta série de artigos conseguirão fazer uma introspeção da empresa e perceber se esta está de acordo ou não com os vossos ideais e perfil de investidor. Tenho também que dizer que estes pontos são meramente teóricos e é sempre necessário analisar a parte prática e quantitativa da empresa (analise financeira).

Aproveita e vê tambêm:

Ações

Importância de analisar o que a empresa vende

Introdução Este artigo serve como um complemento ao artigo já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report”. Já falámos anteriormente sobre a análise

Ações

Como é que a empresa faz dinheiro

Introdução Este artigo serve como um complemento ao já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report”. Depois de entendermos todos os passos que

DESCOBRE NESTE E-BOOK O PASSO A PASSO DE COMO COMEÇAR A INVESTIR NA BOLSA DE VALORES.