Já ouviste a frase: “É a errar que se aprende”? Certamente já, mas claro, aprender com o erro dos outros é menos doloroso, principalmente quando se trata de finanças pessoais. Há alguns anos atrás, não havia esta quantidade de informações que dispomos atualmente, quer seja no Youtube, Instagram, Podcasts, livros online, entre outros. Essa falta de informação aumentava ainda mais a dificuldade de ter o controlo para não gastares de qualquer forma o teu dinheiro, após juntares uma boa quantia.
Primeira conquista? Ou primeiro erro?
Como distinguir uma conquista de um erro? Por vezes é difícil! Este foi mesmo o meu primeiro erro, antes mesmo de entrar no mundo das finanças pessoais. Toda a gente, pelo menos a grande maioria, sonha sempre em ter o primeiro carro, a primeira casa ou fazer a primeira viagem internacional, etc… No meu caso, o sonho era o primeiro carro, para andar com amigos, namorada, viajar, entre outros fins. Em resumo, gastei quase todos os meus recursos financeiros e comprei um carro, apenas por ser o meu sonho, o que, no que toca às finanças pessoais, este pode ser um dos maiores erros a se cometer. No entanto, se usares o teu carro para trabalhar e gerar renda, por exemplo, já pode ser um investimento rentável. Portanto, mesmo sendo um sonho, pensa bem antes de adquirires qualquer bem ou serviço, para perceber se é realmente necessário na tua vida!
Passado alguns meses consegui desfazer-me deste erro e vendi-o, que alívio!! Nem todos conseguem desfazer os seus erros. Fique atento.
Investe no teu conhecimento
Com um emprego melhor e com dinheiro no banco, consegui pensar melhor e avaliar os próximos passos. No início foi muito confuso, sentia-me perdido, não sabia bem por onde começar. Como tinha dito, na altura, não havia este mundo de informações e sites, com informação de qualidade como vemos hoje. Como diz Warren Buffett: “investir deve ser tão tranquilo como veres o relvado a crescer”, e realmente deve ser assim, quando investes em ativos que conheces, que sabes o que são, o que produzem, o que geram de lucros, conseguindo assim dormir tranquilo.
Investe somente naquilo que conheces e com que te identificas! Se gostas de bolsa de valores, investe no mercado bolsista, em bons ativos! Se gostas de medicina, investe nos teus estudos, no teu futuro. Por exemplo, se conheces o negócio de novilhos, e entendes os processos, investe. Resumindo, investe no que conheces melhor, estuda cada vez mais os ativos no mundo das finanças e, quando possível, diversifique os teus investimentos.
“Sorte é o que acontece quando a oportunidade encontra alguém preparado” (Sêneca)
Como analista de meio ambiente, tive a sorte de conhecer grande parte do Brasil em viagens de trabalho e também passeios. Assim, obtive um bom conhecimento na área da pecuária (criação de vacas e novilhos). Aliado ao facto do meu irmão ser médico veterinário e meu pai engenheiro agrônomo, quando me surgiu a oportunidade de investir neste negócio, que eu já tinha grande conhecimento, achei que era um bom investimento, pois também estava financeiramente preparado, que sorte!
Eu sabia que a minha margem de segurança era imensa, depois de pensar bem e fazer algumas contas, tomei minha decisão e investi no que conhecia, coloquei quase todo o meu dinheiro. Hoje em dia, certamente faria de outra maneira, pois tenho melhor noção da diversificação e um maior número de ativos que conheço e posso investir. Portanto, restava-me aguardar e literalmente ver a relva a crescer, com foco no longo prazo.
Estudar, aprender e diversificar
Continuei sempre a trabalhar e estudar cada vez mais sobre finanças e os meus investimentos começaram a dar bons frutos, sendo que o dinheiro foi surgindo e multiplicando-se, depois de algum tempo. Senti-me no topo do mundo, o meu dinheiro estava a trabalhar para mim, e a gerar-me ainda mais dinheiro. Este é o objetivo de todos os investidores, seja com dividendos ou valorização dos ativos. Como diz o Warren Buffett, “Se você não encontrar uma forma de ganhares dinheiro enquanto dorme, vais trabalhar até morrer”, e eu estava ganhando dinheiro enquanto dormia!!
Aquela sensação era o melhor do mundo! No entanto, sabia eu que, aquilo era apenas o início. Mais tarde, com a ajuda da minha noiva, que é contabilista e já investia no mercado bolsista, consegui aprender a diversificar os meus investimentos, o que gerou um imenso entusiasmo, acompanhado de um pequeno receio, que é perfeitamente normal.
Aprende com gigantes!
No mundo das finanças existem as pessoas que já erraram e as que ainda vão errar. Por isso estuda, procura cada vez mais informações e investe no teu conhecimento. Podes participar em clubes de estudos, leia livros de grandes investidores, como Peter Lynch, Howard Marks, Warren Buffett, Joel Greenblatt entre outros. Todos eles já cometeram erros, alguns imensos, outros mais pequenos.
Consegues aprender imenso com experiências vividas por outras pessoas e evitar erros, isto fará total diferença na tua jornada como investidor.