Introdução
Este artigo serve como um complemento ao artigo já escrito anteriormente “Pontos Chave para Analisar um Annual Report” (Como analisar uma empresa). O primeiro passo para analisar uma empresa passa sempre por conhecer o seu negócio e aquilo que ela faz a nível fundamental. É muito importante que estudem sempre este ponto porque se não conseguirem perceber a 100% o negócio da empresa é muito provável que toda a restante análise não esteja com a melhor qualidade.
Descrição do Negócio – Business Description
Quando abrem um annual report de uma empresa, a primeira temática que é logo abordada é o business description. Isto porque, não conseguimos entender nada das restantes temáticas se não abordarmos primeiro aquilo que a empresa faz em relação ao seu negócio. É comum que nas empresas mais conhecidas o business description seja apenas um parágrafo ou pouco mais que isso, uma vez que já todos conhecem aquilo que a empresa faz, tal como podem ver no exemplo abaixo retirado do annual report da Apple.
Por outro lado, quando se trata de empresas que se encontram numa fase embrionária, é normal que deem sempre mais ênfase a este ponto. Tal como podem ver o exemplo da Nio:
Depois de lerem a descrição do negócio de uma empresa devem ser capazes de identificar alguns pontos chave como por exemplo:
- Principais estratégias a desenvolver;
- Pontos fortes da empresa e oportunidades para esta crescer;
- Debilidades e alguns pontos fracos que esta possa apresentar;
- Vantagens competitivas sustentáveis em relação a concorrentes.